3 de jul. de 2010

Economia da Produção

Como foi visto, a análise da demanda permite à empresa estimar receitas e vendas, além de compreender o comportamento dos consumidores do seu produto. Além disso, possibilita a tomada de decisão quanto à quantidade de insumos que deverá ser utilizada na produção do bem. Cabe à empresa, por meio da análise da produção, determinar o tipo e quantidade de recursos que deverão ser empregados na produção. Feito isso, iremos adicionar a restrição tecnológica para resolver o problema da empresa: maximizar o lucro.

Produção
Entende-se por produção a criação de um bem ou serviço que possua valor para o consumidor. Assim sendo, a empresa deve se ocupar em produzir bens e serviços que sejam demandados pelos consumidores.

Função de Produção e Tecnologia
A função de produção define o máximo que pode ser produzido a partir de uma certa quantidade de insumos e de uma dada tecnologia. A tecnologia representa a forma como são utilizados os insumos, isto é, diz respeito à qualidade da mão de obra, equipamentos utilizados e processos de produção. É a função de produção que define a tecnologia empregada pela empresa.

Produto Marginal
Representa o quanto se acrescenta na produção quando se adiciona uma quantidade de insumo.

Produto Médio
Dada uma escala de produção Q e um nível de insumos I, o produto médio representa o
quanto se acrescenta, em média, na produção quando se adiciona uma quantidade de insumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.