5 de jul. de 2010

Equilíbrio de Mercado


Entende-se por equilíbrio de mercado a situação em que a demanda por bens ou serviços se iguala à oferta. O equilíbrio reflete a situação em que o preço é determinado pelas forças de mercado e não se altera a menos que haja mudança na curva de demanda ou oferta.

Equilíbrio de Mercado ► Demanda = Oferta

Mercado fora do equilíbrio:

Em um mercado suficientemente competitivo, se o preço estiver acima do preço de equilíbrio, haverá excesso de mercadorias (oferta maior que demanda) e as empresas não terão incentivos
para produzir aquela quantidade. Assim, preço e quantidade produzida reduzem e o mercado alcança o equilíbrio. Caso o preço esteja abaixo do preço de mercado, a demanda será maior que a oferta e a mercadoria se tornará mais escassa. Com isso o preço aumenta e a quantidade demandada reduz, trazendo a economia para o equilíbrio.

Excedentes do Consumidor e Produtor:

Pode-se definir excedente do consumidor como a diferença entre o preço que o consumidor estaria disposto a pagar (preço de reserva) e o preço efetivamente pago (preço de mercado). O excedente do consumidor representa o benefício que o consumidor obtém quando paga um preço inferior ao que estaria disposto a pagar. O excedente também pode ser utilizado como medida do bem-estar. Quanto maior o excedente, maior o bem-estar.

Como calcular o excedente do consumidor:
O excedente do consumidor pode ser calculado tomando-se a área abaixo da curva de demanda e acima da linha que passa pelo preço de equilíbrio. Se a função de demanda for linear, pode-se calcular o excedente pela equação:

EC = (Pmáx – P*) x Q*/2
Excedente do Produtor:

O excedente do produtor pode ser definido como a diferença entre o preço que o produtor estaria disposto a vender (preço de reserva) e o preço de venda (preço de mercado). O excedente do produtor representa o benefício que o produtor obtém por vender seu produto a um preço superior ao que estaria disposto a vender. Quanto maior o excedente do produtor, maior o seu bem-estar.

Como calcular o excedente do produtor :

O excedente do produtor pode ser calculado tomando-se a área abaixo da linha que passa pelo preço de equilíbrio e a acima da curva de oferta. Se a função de oferta for linear, pode-se calcular o excedente pela equação:

EP = (P* – Pmín) x Q*/2

Excedente total da economia:

O excedente total da economia é a soma dos excedentes do consumidor e produtor. Quanto maior o excedente da economia, maior o bem-estar.

ET = EC + EP

Excedente do Governo

Na seção anterior vimos como se calcula os excedentes do consumidor e produtor em uma economia sem Governo. Quando adicionamos o Governo, temos de incluir sua receita tributária. Dessa forma, ambos os excedentes do consumidor e do produtor diminuem. Além isso, a entrada do Governo gera uma queda no excedente total da economia, uma vez que produz uma perda de peso morto (cunha fisca l).

O produtor recebe pela mercadoria um preço inferior ao preço de equilíbrio, uma vez que também deverá pagar tributos (PV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.