29 de mai. de 2013

COMO FAZER UMA BOA CONCLUSÃO PARA UM TCC OU UM ARTIGO.


Ao contrário do que muitos alunos pensam, e infelizmente este erro é compartilhado por muitos professores orientadores de monografias, a conclusão de um texto monografico não precisa ser longa. Vemos, por vezes, conclusões em monografias, principalmente de dissertação de mestrado, com mais de 10 páginas. Isso é um exagero, pois dificilmente o aluno não pecará por redundância ao escrever sua monografia, em redigir uma conclusão deste tamanho.
Em um artigo científico, principalmente, um erro desta natureza em sua conclusão é fatal, já que o principal aspecto de artigos científicos é justamente a concisão do texto. A conclusão, neste caso, precisa somente oferecer o essencial.
Um elemento importante na parte conclusiva do seu texto monografico é referente às suas hipóteses de pesquisa. Lembra-se na introdução de sua monografia? Então, enquanto você realizava sua pesquisa, suas hipóteses se mantiveram válidas ou caíram? Essa é uma informação muito interessante para que outras pessoas que estejam pesquisando sobre o mesmo tema, e por acaso usem sua monografia como fonte de pesquisa bibliográfica, possam aproveitar melhor o seu trabalho.
Um passo interessante em conclusões de pesquisas é que se conste um parágrafo sobre os objetivos da pesquisa propostos no anteprojeto e como estes foram alcançados durante a escrita do texto monográfico. A isto se chama descrição metodológica e é bastante enriquecedor para seu TCC ou sua dissertação de mestrado.
Falando em metodologia, esta também precisa estar presente na conclusão de sua monografia. Como foi o andamento metodológico durante a elaboração? Que tratamento foi dado aos seus dados coletados? Obviamente, você não vai descrever pormenorizadamente sua metodologia no tópico conclusivo, já que este é o papel da introdução ou mesmo do projeto de pesquisa, mas uma ligeira pincelada, já apresentando alguns resultados, vai ser algo bastante construtivo.
Aponte também na conclusão monográfica ou no encerramento os elementos variáveis mais expressivos em relação ao tema de sua pesquisa. A discussão sobre as variáveis é importante no campo final de seu trabalho pois demonstra como as mesmas foram tratadas e como variaram durante a realização. Você deve sempre lembrar, também, que o campo conclusivo é um dos elementos monograficoscomuns a todos os tipos textuais que podem ser classificados por este nome.
Caso você não tenha tido condições de realizar um determinado experimento que considera que teria sido interessante ou mesmo importante, ou se os experimentos realizados não tiveram o resultado esperado, acrescente tais informações na conclusão de sua monografia. Ao contrário do que você possa imaginar, estes dados não desmerecem seu trabalho nem o conteúdo científico contido no mesmo, ao contrário. Tal clareza na conclusão demonstra sua boa vontade e seu conhecimento, afinal você teve o discernimento sobre a relevância e as dificuldades aparentes. Muito melhor do que apontarem para você declarando que seu TCC não possui a devida profundidade acadêmica.
Chegou a hora dos elementos conclusivos propriamente ditos: os resultados alcançados. Aqui você abordará o mais importante de sua conclusão, e também o mais conhecido, sendo interessante nesta área apontar as surpresas e discutir sobre as inflexões ou consequências para o objeto da pesquisa. Enriqueça seus comentários com um tratamento de texto elaborado, o que sem dúvida chamará a atenção de quem estiver lendo seu texto.
Finalmente, bastante enriquecedor também será apontar na conclusão os passos seguintes do tratamento do seu tema monografico. Aborde o que você faria se tivesse mais tempo ou condições para a pesquisa. Quais experimentos poderiam ser interessantes para outras pessoas que fossem continuar seu trabalho, quais outros aspectos a considerar. Isto também é válido na defesa e apresentação de sua monografia perante a banca, e demonstra um nível de desenvolvimento bastante interessante. Não encerre a conclusão de sua pesquisa monografica sem ao menos um parágrafo desta natureza.


Fonte: http://www.monografiaac.com.br/conclusao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.