2 de nov. de 2011

Facilitando a elaboraçao da conclusao da monografia


A conclusão é uma das partes mais importantes da monografia, enfim, de qualquer trabalho acadêmico. Ela mostra a síntese de todo o conteúdo pesquisado, as informações relevantes, os apontamentos essenciais e as diretrizes para futuras pesquisas sobre o mesmo tema, e/ou evoluções deste.
É uma das etapas, talvez, mais importante de um trabalho, portanto, não é diferente para a monografia.
A redação da conclusão deve ser direta, clara, relevante, empreendedora, pois deve representar o fechamento de um ciclo de estudo.
Para ter excelência, a conclusão de um trabalho acadêmico não se deve discorrer sobre tudo quanto foi examinado durante o processo de pesquisa, mas sim, focar exatamente na proposta, no tema eleito, de forma a apontar sua situação e os caminhos de resolução da problemática levantada e da hipótese construída.
Em termos práticos, o aluno deve considerar que um dos elementos relevantes na parte conclusiva do seu texto monográfico é a sua hipótese de pesquisa. Para isso ele precisa verificar sua introdução, onde estabeleceu sua hipótese de pesquisa.
Assim, enquanto você realizava sua pesquisa, suas hipóteses se mantiveram válidas ou caíram? Essa é uma informação muito interessante para que outras pessoas que estejam pesquisando sobre o mesmo tema, e por acaso usem sua monografia como fonte de pesquisa bibliográfica, possam aproveitar melhor o seu trabalho.
Não menos importante, deve-se manter na conclusão do trabalho um parágrafo sobre o objetivo geral e os objetivos especificos da pesquisa, propostos no anteprojeto e mantidas na introdução. Confira nessa paragrafo como tais objetivos foram alcançados durante a escrita do texto monográfico. A isto se chama descrição metodológica e é bastante enriquecedor para seu trabalho.
Mesmo que a priori pareça difícil, busque ressaltar a metodologia na conclusão de sua monografia. Na construção desses paragrafo, cabe destacar como foi o andamento metodológico durante a elaboração? Que tratamento foi dado aos seus dados coletados? Não se faz necessário descrever pormenorizadamente sua metodologia no tópico conclusivo, já que este é o papel da introdução. Deve-se sim fazer uma ligeira retomada, já apresentando alguns resultados, pois vai ser algo bastante construtivo.
Também na conclusão monográfica ou no encerramento é prudente e proveitoso destacar os elementos ou mesmo as variáveis mais expressivas que estão relacionadas ao tema de sua pesquisa.
Os elementos e variáveis mais expressivas foram destacadas em capitulo especifico, contudo é possível enriquecer a conclusão com tais informações, desde que estejam bem objetivas e apresentando o resultado da pesquisa.
Uma dica importante para compor a conclusão, decorre do fato de, em muitas situações, não ter-se realizado (por qualquer motivo) determinado experimento ou pesquisa, sendo que a mesma seria interessante ao trabalho, ou até mesmo, quando os resultados obtidos numa pesquisa, coleta de dados ou experimento não apresentarem-se com o resultado esperado. De posse de tal situação pode-se acrescentar tal fato como informação na conclusão de sua monografia.
Ao contrário do que você possa imaginar estes dados não desmerecem seu trabalho nem o conteúdo científico contido no mesmo. Tal clareza na conclusão demonstra sua boa vontade e seu conhecimento, afinal você teve o discernimento sobre a relevância e as dificuldades aparentes. Esse destaque aponta para o fato de que o trabalho, ao menos, buscou a devida profundidade acadêmica.
Outra dica importante é não esquecer que, devem-se destacar os chamados elementos conclusivos propriamente ditos, ou seja: os resultados alcançados.
Considerando os elementos conclusivos, deve-se abordar o mais importante de sua conclusão, e também o mais conhecido, sendo interessante nesta área apontar as surpresas e discutir sobre as inflexões ou consequências para o objeto da pesquisa.
Enriqueça seus comentários com um tratamento de texto elaborado, o que sem dúvida chamará a atenção de quem estiver lendo seu texto.
Será bastante enriquecedor apontar na conclusão os passos seguintes do tratamento do seu tema monográfico.
Aborde o que você faria se tivesse mais tempo ou condições para a pesquisa. Seria uma indicação de novas pesquisas e/ou trabalhos acadêmicos.
Pense sobre quais trabalhos poderiam ser interessantes para outras pessoas que fossem continuar seu trabalho, quais outros aspectos a considerar.
Isto também é válido na defesa e apresentação de sua monografia perante a banca, e demonstra um nível de desenvolvimento bastante interessante.
Não encerre a conclusão de sua pesquisa monográfica sem ao menos um parágrafo desta natureza.
Reforçando que o tamanho da conclusão não deve destoar do tamanho total da pesquisa, funcionando em proporção exata. Por exemplo, em um trabalho de 40 laudas, duas (2) laudas de conclusão serão o suficiente para salientar os apontamentos pertinentes.
Em outras palavras, contrariando o que muitos alunos pensam a conclusão de um texto monográfico não precisa ser longa.
Em síntese, uma boa conclusão deve assemelhar-se a uma chave de ouro na pesquisa acadêmica, explicitando sua profundidade, eficiência e contribuição no meio científico.




Prof. Idaildo Souza

2 comentários:

  1. É muito complicado para alguns,Eu*, por exemplo, me embolei muito até conseguir um bom resultado, mas você se expressou muito bem e esclareceu alguns pontos importantes sobre o 'tema abordado.

    ÓTIMAS DICAS E TODOS PRECISAM DE AJUDA NESSA HORA...

    Beijos da Mery*

    ResponderExcluir
  2. Grato pela visita. Sempre dificil explicar sobre isso.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.