31 de out. de 2011

O RESUMO NUMA MONOGRAFIA - Novas dicas!

Olá, para todos os visitantes,

Agora a deixadinha é sobre o resumo da monografia.

Primeiramento, ressaltamos e outras postagens que é praticamente impossível fazer o resumo de um livro sem concluir a leitura do mesmo.
Assim, ao fazer o resumo da monografia, pressopõe-se que o trabalho esteja concluido.
Bom, o resumo tem um carãter profundamente sintético.
Assim, o resumo de uma monografia não poderá jamais conter informações novas que não façam parte do trabalho realizado e esteja disposto no corpo do texto.
Evite citaçoes bibliográficas no resumo, afinal, ele é pessoal e está coligada ao esforço direto do autor do trabalho monográfico, salvo se tal trabalho for uma revisão bibliografica apoiada fortemente em um autor específico.
Outro detalhe que o aluno/escrito não poderá esquecer, é do tempo verbal. Assim, o tempo verbal utilizado para a escrita deve ser o pretérito perfeito do indicativo, afinal, você já concluiu o trabalho.
Apesar de diversas técnicas, o melhor na construçao do resumo é dispor as principais informações presentes na monografia, tais como: algo da introdução; da metodologia; dos resultados e da conclusão da pesquisa monográfica.
Cabe relembrar que um bom resumo monografico deve ter a capacidade de oferecer ao leitor condições de analisar o conteúdo da monografia sem a necessidade de leitura de todo o texto.
Ainda preocupado com o leitor, cabe ressaltar que este não deve ficar detido oras e oras no resumo, assim, um bom resumo deve ter no mínimo umas 150 palavras e no máximo 300 palavras, e não pode fugir, em hipótese alguma, do tema da pesquisa.
Outro detalhe, este comum entre os resumos, é que geralmente ele é preparado em um único parágrafo. Isto facilita a leitura do mesmo, sem riscos de se desviar do assunto.
Por fim, procure no seu resumo resgatar o objetivo geral e o objeto de pesquisa da monografia, assim como descrever brevemente a metodologia utilizada, apontar brevemente os resultados e enunciar a conclusão fundamental.
Interessante observar que, os resultados conclusivos, de uma forma geral, estão presentes em três momentos em uma monografia: no resumo, na introdução e na conclusão propriamente dita.



Agora, mãos a obra.


IDAILDO SOUZA







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.