8 de out. de 2011

A redaçao monográfica.

Anteriormente já salientou-se sobre a importancia da leitura para a redaçao do trabalho monográfico., afinal, sem leitura, nao há interpretaçao e, portando, nao ha redaçao.
Naquela oportunidade, destacamos a importancia de se fazer um levantamento bibliográfico e selecionar as obras relevantes para ler.
Relembrando que deve-se antes da leitura, anotar os dados bibliográficos das fontes (de forma correta para cada tipo de material).
Durante a leitura, anotar as principais idéias do autor, assim como o número da página onde esta está descrita, a fim de fazer citações diretas com todas as informações completas.
Todas as fontes utilizadas para fazer o trabalho devem ser referenciadas, mesmo que não estejam citadas no corpo do texto.
Evitar o uso de textos não editados ou informações obtidas verbalmente. Seu conteúdo possui dados passíveis de não comprovação.
Prefira sempre a utilização de textos originais. Evite o uso excessivo das citações de citação (apud).
Evite o uso excessivo de notas de rodapé, pois, essas interrompem a seqüência lógica da leitura. Caso necessário, que sejam sucintas e curtas.
Evite utilizar siglas e abreviaturas, principalmente jargões específicos da área.
Caso necessário, as abreviaturas devem ser feitas por extenso na sua primeira ocorrência no texto. 
Deve-se elaborar lista de siglas e abreviaturas utilizadas em todo o trabalho.
Observar concordância verbal e a correção gramatical.
O texto científico deve ser redigido de forma impessoal (observa-se, observou-se, observaram-se, observam-se, etc.).
Todas as figuras, fotos, tabelas e gráficos devem ser identificados com título e a sua fonte. Caso tenham sido produzidas pelo autor ou seja construída a partir dos resultados da pesquisa, deve-se utilizar como fonte as expressões: dados da pesquisa, arquivo pessoal, fotos da autora; etc.

IDAILDO SOUZA

Um comentário:

  1. Oi,gostei muito do teu texto, mesmo sendo uma professora, de ensino fundamental, eu cometo muitos erros ...
    É muito bom seguir um blog como o teu, pra dizer a verdade estou meio cansada de ler tantas poesias sem sentido, entende?
    Passa no meu blog, e faz um comentário sobre o "poema" que fiz, onde mostro minha indignação com o Governo do Brasil e com a covardia dos PMs (UPPs) para com o povo das favelas, onde trabalho.
    Pode colocar observações quanto à escrita, eu vou gostar, tua opinião vai valer muito pra mim, te aguardo e agradeço, desde já.
    Beijo do Rio de Janeiro pra você,
    Mery*

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.