23 de jun. de 2011

ESCLARECENDO SOBRE O PLÁGIO

Você sabia que o plágio é caracterizado no ato de copiar, imitar obra alheia, apresentando como seu, um trabalho intelectual advindo, de fato, de outra pessoa?
Evidente que já sabe, contudo, vamos esclarecer alguns detalhes.
Reproduzir, ainda que em pequenas partes, um texto, sem citar sua fonte, é considerado plágio. Então, não deixe de citar o dono da "idéia".
Agora, cuidado, pois havendo citação, porém sendo esta incompleta, há caracterização de irregularidade, de descumprimento das normas pertinentes à citação e às referências bibliográficas.
A Lei de direitos autorais (Lei n. 9.610) estabelece que reproduzir um texto, ainda que indicando sua fonte, mas sem autorização do autor, pode constituir crime de violação de direitos autorais.
Assim, é necessário que o aluno faça um esforço, durante a elaboração do trabalho monográfico, para realizar uma redação própria, autômoma, livre de reprodução indiscriminada do potencial intelectual alheio.
Contudo, o aluno pode buscar inspiração conceitual, doutrinária e ideológica em distintas fontes. Entretanto, na confecção da monografia é necessário um estudo profundo que possa embasar conclusões próprias.
Infelizmente, temos que observar que a caracterização de plágio em trabalhos acadêmicos pode acionar o rigor da Lei n. 9.610, sujeitando o infrator à punição, e no mínimo sua expulsão da Instituição de Ensino Superior à qual encontra-se vinculado.
Em suma, origininalidade é imprescindível em todo e qualquer trabalho acadêmico, mas em caso do aproveitamento de citações alheias, estas devem estar corretamente sinalizadas e identificadas.


IDAILDO SOUZA DA SILVA - MS EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL - ECONOMISTA







Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.