25 de fev. de 2011

MONOGRAFIA x PROJETO DE PESQUISA

Fiquem atentos, pois existe uma diferença fundamental entre a redação de um Projeto de Pesquisa e a redação final da Monografia.

O Projeto é aquilo que você vai apresentar ao seu orientador, para vocês discutirem os rumos do trabalho. A Monografia é o relatório final da sua pesquisa.

Assim, no Projeto você terá um item específico chamado “Problema de Pesquisa” ou “Questão de Pesquisa”, no qual o problema deve estar redigido de forma isolada do resto do texto. Na Monografia, porém, não cabe ter um item específico, com um título próprio, para identificar o seu problema ou questão de pesquisa.

Então, onde ele estará exposto? Necessariamente, você terá que narrá-lo na Introdução do trabalho, deixando claro para quem ler qual é a questão que norteia a investigação. A melhor forma é a mais clara, direta e explícita, como: “Meu problema de pesquisa é: ….” ou “O problema de pesquisa que orienta esta monografia é ….”.

O mesmo vale para os objetivos (geral e os específicos), que devem estar explicitados também na Introdução.

Afinal, se o avaliador tiver clareza sobre o que você pretende, saberá como deve ler o seu trabalho. Seja esperto: é você quem dá o tom do seu texto. Guie a leitura, diga o que está fazendo, exponha suas intenções no trabalho.


Ms Idaildo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.