26 de fev. de 2011

METODOLOGIA na Monografia

Será necessário a definição da metodologia para pesquisa. Assim, cabe destacar que a metodologia deve responder as seguintes questões:

Tipo de pesquisa: (detalhar se será uma pesquisa qualitativa ou quantitativa; se estudo de caso; focus group; survey; análise documental; entrevistas ou se apenas pesquisa bibliográfica. Nesse último caso, não precisarão detalhar os outros subitens da Metodologia).

Amostra ou participantes da pesquisa: detalhar o tipo e quantidade de participantes da pesquisa, isto é, quantos sujeitos responderão ao questionário ou serão entrevistados, por exemplo. Informar se são estudantes, gerentes de uma empresa pública ou provada, em qual região do país residem, sem precisar identificar essas pessoas. No caso de pesquisa documental, informar que tipos de documentos, de que época, qual a quantidade.

Instrumento: que tipo de questionário será aplicado, com questões abertas ou fechadas, conteúdo das questões. Como será o roteiro da entrevista: número de questões e conteúdo. Como será o roteiro de tópicos a serem observados nos documentos.

Procedimento: como as informações serão coletadas. No caso do questionário: serão enviados por e-mail? Por malote interno da Empresa? Aplicados pessoalmente pelo pesquisador? A aplicação será individual ou coletiva? Em que local?

No caso das entrevistas: serão individuais ou em grupo? Serão gravadas ou filmadas? Em

que local serão feitas?

No caso dos documentos: como serão obtidos?

Análise dos dados: Serão usadas estatísticas para análise dos dados? Quais estatísticas? Será feita análise de conteúdo das entrevistas, a partir da criação de categorias comuns às respostas dos sujeitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.