18 de abr. de 2013

Melhorando minha vida financeira.

Quanto mais eu ganho, mais eu gasto!

Parece algo normal. Contudo não é!

Para melhorar sua vida financeira, uma das melhores alternativas é possuir Mais ativos e menos passivos!

Assim, é necessário deixar de fazer confusão entre entre esses dois conceitos, que apesar de bem difundido, são raramente entendidos.
Em uma conceituaçao simplista, podemos dizer que “Um ativo é algo que põe dinheiro no meu bolso. Um passivo é algo que tira dinheiro do meu bolso!”

A questão é que determinados bens parecem ativo, mas, na verdade, são  passivos.

Muitas pessoas adquirem um automóvel ou uma casa e acham que têm um bom património  Mas o automóvel só gera despesas com a manutenção e desvaloriza-se a cada mês.

Uma casa pode-se valorizar (ou não, dependendo do imóvel), tem despesas de manutenção e, se é utilizada pela própria pessoa, não gera rendimento – apenas impede que se gaste dinheiro com aluguel. Se a casa ou o apartamento são alugados, podem gerar um rendimento passivo – e aí são considerados ativos.

A não compreensão desse fato, nos deixa numa situação em que: corremos, corremos, mas não saimos do lugar!

Um bom caminho, caso já consiga perceber a diferença entre o ativo e o passivo, será a realizaçao de aquisiçoes de bons ativos (ações, títulos do governo, imóveis, etc), é possível que o rendimento passivo gerado por eles, seja mais do que suficiente para pagar o passivo do investidor.

Tem que se perguntar: Qual o sentido de ter uma casa para alugar, se ela não está alugada? 

Basta lembrar que o objetivo principal da aquisição de ativos é gerar um fluxo de caixa suficiente para pagar as despesas mensais. 

Ao alcançar tal objetivo, é perfeitamente possível dizer que o investidor é uma pessoa que não precisa trabalhar para viver.

Evidente que, dependendo dos objetivos do investidor, o fluxo de caixa pode ser aproveitado para gerar ainda mais fluxo de caixa, ou seja, quandoo receber dividendos ou aluguéis, o investidor pode reinvesti-los na aquisição de mais ativos.

Com o tempo, o rendimento gerado pelos ativos pode ser tão superior ao salário mensal, que as despesas podem ser aumentadas também, sem grandes preocupações. É o sonho, não acha!?

Friamente podemos dizer que o que diferencia o perfil do fluxo de caixa de uma pessoa pobre, de classe média e rica é o modo como se dá a relação entre ativos e passivos.

Consideremos que alguém pobre, que mal consegue ganhar para viver, simplesmente não tem dinheiro para obter ativos e passivos. Bom, isso quer diz que todo o seu rendimento vai para pagar as despesas diárias, certo?

Alguém com um padrão da classe média, por sua vez, utiliza o seu rendimento salarial (rendimento ativo) para pagar as despesas diárias e para pagar passivos (financiamento imobiliário, empréstimos e cartões de crédito).

Por sua vez, uma pessoa rica pode utilizar o seu rendimento ativo (fruto do seu trabalho) e o seu rendimento passivo para adquirir mais ativos. 

Certo que nem todo o seu rendimento é utilizado para adquirir mais ativos. 

Compreensível e aceitável que alguém financeiramente independente possa ter o luxo de adquirir passivos (casas, iates, automóveis, etc). 

Mas para qualquer pessoa,  o principal ponto é garantir que a proporção dos passivos seja muito menor do que a dos seus ativos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.