22 de mar. de 2013

Investimento: Plano previdenciário - PGLB ou VGLB?

Confesso que foi uma decisão demorada, mas, bastante acertada, a aquisição de um plano previdenciário privado. É uma opção rentável. Contudo, é comum surgir a dúvida sobre a escolha da modalidade do plano.
Vamos entender a diferença básica entre as modalidades PGLB e VGLB. 
Na modalidade PGBL, o valor anual aplicado pode ser "abatido" no imposto de renda, o que o torna recomendável para quem paga imposto de renda. Tem um problema quanto a essa vantagem, que é quando você for retirar o dinheiro, é descontado o IR sobre o valor total (valor aplicado + rendimentos), ou seja , se vc aplicou 10.000 e rendeu 1.000 e seu total é 11.000 você paga IR sobre o total, ou seja sobre os 11.000.
- Na modalidade VGBL funciona mais como uma forma alternativa de economizar, onde o dinheiro fica preso durante um período determinado, e depois você pode sacar algumas vezes determinadas no ano. Quanto ao desconto do IR, só é descontado sobre, ou seja, se voce aplicou 10.000 e rendeu 1.000, somando um total de 11.000 você paga IR sobre o lucro, ou seja sobre os 1.000 apenas.


Atenção para a taxa de carregamento.!!!
A maioria não sabe, mas, tal taxa é uma porcentagem que tiram da aplicação inicial , ou da aplicação mensal sobre o que você aplica. Tratam como uma taxa administrativa, mas na verdade, trata-se de comissão dos corretores, pois estes não são funcionários do banco, e trabalham lá só por comissão alocados na agencia.
Os bancos cobram em média um taxa de carregamento que varia entre 2% a 5%. Essa taxa é negociável., pois, dependendo do valor do plano, pode variar
Por fim, fique atento ao contratante. É sempre melhor buscar bancos grandes, e sólidos, pois é uma aplicação a longo prazo.
Quando fizer um plano dessa natureza, você estará fazendo um plano de aposentadoria e, ao mesmo temo, juntando dinheiro em fontes mais lucrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.