24 de jan. de 2013

Amazonas, sempre o maior...mas o Acre tá crescendo!!!














Divulgado no Diário Oficial da União da quarta-feira (23)  a nova área oficial do Amazonas, que constata perdas seguidas de áreas medidas em quilômetros quadrados em apenas 11 anos para os Estados fronteiriços.
De acordo com a portaria, o Amazonas que tinha 1.570.745,680 quilômetros quadrados de área até 2001, passou a figurar a partir deste ano com 1.559.159,148 quilômetros quadrados, o que equivale a uma perda de aproximadamente 11.586,532 quilômetros quadrados, suficientes para caber com facilidade 144 estádios do tamanho da Arena da Amazônia.
As maiores perdas territoriais foram nos municípios de Envira, Pauini, Ipixuna, Guajará, Eirunepé e Atalaia do Norte.
Segundo o diretor de disseminação de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Adjalma Jaques, a perda de terra faz parte da dinâmica dos municípios brasileiros e está ligada a fatores como mudança no curso de um rio, enchentes muito grandes e construção de estradas, entre outros.
Ele explicou que há oito anos, o Amazonas moveu uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) e estimulou municípios da fronteira com o Acre a pedir revisão dos limites alegando prejuízo nos repasses constitucionais. Porém, o Supremo acabou aprovando que os limites do Acre fossem estabelecidos pela ‘Linha Cunha Gomes’, na qual consolida a inclusão de 1,2 milhão de hectares do complexo florestal Liberdade, Gregório e Mogno ao território do Acre.
“Importante destacar que esta é uma questão antiga, na qual o IBGE apenas acatou a decisão do Supremo que definiu os limites do Acre com base nos marcos históricos”, completou Adjalma.
Redução territorial
De acordo com a nova portaria, o município de Envira, localizado na região sudoeste do Estado, na calha do Juruá, fronteira com o Acre, foi o que mais perdeu espaço entre as cidades do interior do Amazonas, tendo seu território reduzido de 13.369,29 quilômetros quadrados, em 2001, para os atuais 7.499,327 quilômetros quadrados a partir deste ano.
Já Pauini, localizada na região Sul do rio Purus, também fronteira com o Acre, foi outro que viu seu território municipal ser reduzido de 43.263,39 quilômetros quadrados, em 2001, para os atuais 41.610,058.
Apesar das inúmeras perdas, o Amazonas segue como o maior Estado brasileiro, superando em território as regiões Sul e Sudeste somadas. Com sua área, o Amazonas seria maior que os países da América do Sul e da Europa, com exceção da Argentina e da Rússia, além do Brasil. Se fosse um país, o estado seria um dos 20 maiores do mundo em extensão territorial.
Fonte: Em tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.