26 de jun. de 2012

Tá chegando a hora - Novo acordo ortográfico.

Texto

1- O novo acordo ortográfico, que vigora desde 2009, será obrigatório a partir do primeiro dia de 2013.
Não será mais tolerável escrever obedecendo às regras antigas.
Entre 1º de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2012, ficou estabelecido um período de transição.

Essa fase transitória, portanto, está se esgotando.

E agora?
???

2- Ficaremos sem nenhuma idéia, pois ver escrito ou grafar ideia, sem acento agudo, é estranho pra caramba.

O fato parece até tirar minhas idéias.
Será que ainda vou conseguir ter alguma inspiração para escrever os meus habituais acrósticos?

3- A nossa tranqüilidade estará constantemente ameaçada.

Confesso que tentar ser tranquilo me deixa muito intranqüilo.

Vamos ter que comer linguiça!
Nunca mais poderemos saborear uma apetitosa lingüiça!

Eu estou bastante preocupado!

Ainda utilizo demais a reforma ortográfica antiga.
Confesso (meio envergonhado) não estar dominando bem as novas regras.

Eu sei que foram poucas as mudanças (as alterações atingem 0,6% das palavras), contudo por que sou obrigado a adotá-las?

4- Gostaria de saber quem foi o imbecil que bolou e organizou essa mudança?

Será que foi o Lula?

Claro que não! Estou só brincando.

O Lula soube bolar o mensalão, ele convenceu todos de que não sabia nada sobre tal esquema.
Ele é capaz dessas coisinhas, porém, quanto a reformar uma ortografia, ele não seria capaz dessa façanha.
Além disso, sabemos que a reforma apenas oficializou um acordo ortográfico efetuado em 1990.

Dessa vez eu garanto que Lula é inocente.

5- E o hífen?

Esse parece que ficou mais complicado do que antes.

Admito que estou fazendo um esforço sobre-humano para não vacilar na hora de escrever, contudo tanta ansiedade vem me causando um enorme mal-estar.

Adoraria que essa reforma fosse uma simples piada ou apenas um mal-entendido.

Estou confuso, galera!

6- No meu perfil destaco que quero realizar um vôo antes de terminar minha existência.
Agora só posso efetuar um voo.

Não é a mesma coisa!

Embora eu não seja o Ícaro da mitologia, tenho a sensação de que minhas asas também foram derretidas.

7- Estou andando meio cabisbaixo por aí pensando um bocado nessa tal reforma ortográfica.
Ela não me convence!

Quando recordo que tudo isso foi ratificado pelo Lula, fico bem assustado com essa estranha coincidência.

As alterações que fizeram com a última flor do Lácio realmente não me agradam.
Considero elas desnecessárias e chatas.

O Collor confiscou a Poupança.
O governo Lula permitiu que confiscassem para sempre o trema, as minhas queridas idéias e ousou comprometer o meu sensacional vôo no porvir.

E agora?
O que será de mim?

A partir de 2013, só poderei contar com ideias e voos.

Assim vai ser muito difícil ficar tranquilo!

Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 24/06/2012
Reeditado em 26/06/2012
Código do texto: T3742036

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.