16 de dez. de 2011

Monografia no Programa Especial - Alguns ítens que compoem a avaliaçao na defesa.

A avaliaçao do trabalho monográfico é criterioso e imparcial.

Para tanto, é necessário observar alguns requisitos, afinal, estes pesarao contra o trabalho no estabelecimento da nota.

Veja alguns que, comumente encontra-se os "pecados" no trabalho:

1 - Redaçao - Deve ser clara e objetiva, além de cumprir as normas da ABNT. Assim, citaçoes, exposiçao de figuras e tabelas devem ser observadas se cumprem as normas. Outro detalhe nesse ítem, é que seja observado entre o conteúdo elabora e o titulo proposto.
2- Coerencia  - Este aspecto normalmente é observado entre os elementos do trabalho, tais como, titulo, objetivos, metodologia, resultados e a conclusao. Cabe ainda lembrar que o resumo e a introduçao devem manter relaçao com o texto elaborado. Faça busca de como elabora-los.
3 - Articulaçao - Este aspecto é bastante observando entre a teoria e metodologia. É comum  a teoria aparecer como elemento desconexo do tema tratado. A articulaçao também é ponderada na interpretaçao e/ou no tratamento dos dados. Assim, muito cuidado. Nao exponha muitas informaçoes sem que seja feita a analise.
4 - Linguagem - Já praticamente esclarecida no aspecto redacional. Contudo, ainda falta a questao técnica. A linguagem técnica apresentada no texto deve ser clara e adequada, além de seguir uma sequencia lógica.
5 - Revisao bibliográfica - Mesmo apresentado em quinto lugar, nao é um dos aspectos mais importantes. A revisao deve ser atual e adequada.


Prof. Idaildo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.