14 de dez. de 2011

Elaborando um fichamento no Programa Especial de Economia


O fichamento é um registro dos estudos de um livro ou texto, esse registro é feito em fichas e estas tem critérios para serem elaboradas. O fichamento facilita a execução dos trabalhos acadêmicos e a assimilação dos conteúdos estudados. Nosso objetivo é dar um exemplo de texto com parte de seu conteúdo fichado, e a outra parte para que o aluno exercite, sem a pretensão do rigor acadêmico que exige um fichamento. É mesmo um exercício de como facilitar o estudo e a fixação do conteúdo de textos.
Existem alguns critérios básicos para fazer um fichamento, não dá para burlar estes passos, sem eles não há fichamento, seguiríamos fazendo um resumo, e não é este o objetivo.

Primeiro passo:
Fazer uma leitura de todo o texto, ou do capítulo do livro, para somente se inteirar do assunto tratado. Neste momento pode-se anotar algum vocabulário não conhecido para posterior busca de sentido no dicionário. (leitura panorâmica).

Segundo passo:
Fazer uma segunda leitura, agora mais criteriosa e para isso divida o texto em partes, de um subtítulo a outro, por exemplo, e a cada parágrafo vá grifando a idéia central do texto, conectando-a com a idéia de outro parágrafo e assim por diante. Algumas vezes é necessário voltar a ler o parágrafo mais de uma vez.
Observe as chamadas palavras chaves, porque abrem possibilidades de ideias no texto, elas são importantes para um bom entendimento do conteúdo.

Terceiro passo:
Terminado a grifagem do texto, transcreva-o tal e qual como está no livro, releia-o e verifique a ordem e a lógica fiel ao conteúdo abordado.
Esta é uma maneira de se fazer um fichamento. Quando precisar ler o texto ou o livro novamente, ficará mais rápido de recordar os dados pela releitura do fichamento do mesmo.

O fichamento assim deve conter os seguinte tipos de fichas, ou no nosso caso, deve conter as seguintes partes:

1. Uma seçao de leitura: Onde se registram informações bibliográficas completas, anotações sobre tópicos da obra, citações diretas, juízos valorativos, comentários.
2.  Uma seção de indicação bibliográfica: A indicação de referências bibliográficas é feita segundo normas da ABNT. Pesquisar a ficha catalográfica, que consta das primeiras páginas de um livro, para a transcrição das referências, ou dos elementos constantes da folha de rosto. Periódicos apresentam indicações dos elementos identificadores na primeira página, ou na capa.
3.    Seção de resumo: Redução de um texto as suas idéias principais, parafraseando o autor com o intuito de compreender o texto a fim de elaborar um novo, apresentando uma síntese das idéias do autor. Expor abreviadamente as idéias do autor. Não se faz uso de citações.
4.    Seção de transcrição: A transcrição direta exige a colocação de aspas no início e no final do texto. Consiste na reprodução fiel de textos do autor citado. Se já houver no texto transcrito expressão aspeada, tais aspas devem ser transformadas em aspas simples.
Aqui, cabe observar alguns aspectos:
  •  Indica-se o número da página de onde foi transcrito o texto. Se houver erros de grafia ou gramaticais, copia-se como está no original e escreve-se entre parênteses (sic.).
  • A supressão de palavras é indicada com três pontos entre parênteses. Supressões iniciais ou finais não precisam ser indicadas; A supressão de um ou mais parágrafos intermediários é indicada por uma linha pontilhada; Ao transcrever um texto é preciso rigor, observando aspas, itálicos, maiúsculas, pontuação, etc. Não se deve alterar o texto de nenhuma forma.
5.  Seção de comentários: Devem-se analisar os aspectos quantitativos e depois os qualitativos, desta forma, podem-se acrescentar comentários sobre extensão do texto, sua constituição (ilustrações, exemplos, bibliografia, citações, etc.), conceitos abordados. Em aspectos qualitativos, recomendam que se atenha à análise e detecção da hipótese do autor, objetivo, motivo pelo qual escreveu o texto, as ideias que fundamentam o texto. Deve o comentarista verificar se a exemplificação é genérica ou específica, se a organização do texto é clara, lógica, consistente, e o tom utilizado na exposição é formal ou  informal, se há pontos fortes e fracos na argumentação do autor, se a terminologia é precisa. Tais comentários podem ser feitos após as transcriçoes. Contudo, ao final, deve-se ainda dizer se a conclusão é convincente e quem será beneficiado pela leitura do texto. Finalmente, deve fazer uma avaliação da obra.

O ideal é que a seçao de transcriçao e de comentários sejam mixadas, ou seja, para cada transcriçao, seja realizado os comentários sobre o assunto em epígrafe.




Prof. Idaildo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.