13 de dez. de 2011

Elaborando a introduçao do seu trabalho monográfico


A introdução, num trabalho monográfico, faz parte dos elementos textuais obrigatórios. Ela deve mostrar a ordem lógica do trabalho, retomando o que já foi escrito sobre o tema de forma sucinta.
Assim, precisa-se entender que ela serve para apresentar a relevância e o que levou o autora a interessar-se pelo tema (chamado de justificativa).
Cabe lembrar que o autor não escreve para sí, portanto, na introdução ele deverá descrever o que o leitor encontrará em cada capitulo (de forma sucinta e objetiva) ou em todo o trabalho.
Em geral, ela consiste na apresentação geral do trabalho, fornecendo uma visão global do assunto tratado, com uma definição clara, objetiva e concisa do tema tratado.
Fazem parte da introdução:
Tema: descrever de forma sucinta do que se trata do trabalho, o tema, o assunto, o contexto atual deste assunto, a importância para a sociedade. Esclarecer brevemente, só citar, a metodologia utilizada.
Problema: deixar bem claro o problema da pesquisa que foi realizada, expressa em forma de pergunta. Deve-se ainda escrever as hipóteses ou as questões de pesquisa.
Objetivos: escrever o objetivo geral e os específicos.
Justificativa: é preciso deixar claro o porquê da pesquisa, a importância dela para você e para a sociedade.
Contextualizar o espaço da pesquisa: o campo da pesquisa deve ser descrito situando o leitor quanto ao local e também os sujeitos que participaram da pesquisa.
Organização do trabalho: é preciso descrever a forma como a monografia está organizada, por exemplo, apontando o que será discutido no primeiro capítulo, no segundo e assim por diante.
Espero que possam elaborar a introdução com maior coerência e facilidade.


Pfo. Idaildo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.