27 de mar. de 2011

A vez de avaliar o Professor.

Depois da criação da avaliação do Ensio Superior e da Educação Básica, agora é a vez do Professor.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma portaria, no dia 3 de março, instituindo a Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente, que será uma avaliação para subsidiar a admissão de docentes para a educação básica dos estados, Distrito Federal e municípios. O sistema terá função semelhante à Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso em universidades públicas: os professores farão a prova e, a partir da nota que obtiverem, poderão concorrer a vagas em concursos públicos para redes de ensino que aderirem ao exame, em todo o país.

Com tal medida, os Professores terão que estar buscando melhorar sua capacidade caso queiram  conseguir ser aprovado em outro concurso.

O ideal é que tal avaliação fosse periódica, tal qual a renovação da carteira de habilitação, para subsidiar o afastamento de professores que "pararam no tempo".
Os estados e municípios que decidirem utilizar os resultados da Prova Nacional deverão formalizar adesão juntamente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ficará a cargo do ente federativo escolher a utilização dos resultados da avaliação como mecanismo único ou complementar em seus próprios concursos para admissão de professores. Porém, o exame nacional não substitui a obrigação dos governos de, por princípio constitucional, de selecionar servidores efetivos por concurso público.

Com certeza, poucos estados, aderirão a esse processo, contudo, espera-se que ao menos a medida sirva de parâmetro para acompanhamento e avaliação, afinal, o aprendizado é contínuo e não estático.

Por fim, cabe observar que tal medida poderia ser implementada em outras áreas como orçamento, finanças, área pedagógica, que precisam formar gente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.