26 de fev. de 2011

Dicas sobre o projeto de Monografia?

O projeto é o momento de planejar e sistematizar as ações a serem desenvolvidas para a realização da Monografia. Severino (1998, p. 127) aponta algumas funções de um projeto bem elaborado. Dentre essas, ressalta-se a seguinte:

Define e planeja para o próprio orientando o caminho a ser seguido no desenvolvimento do trabalho de pesquisa e reflexão, explicitando as etapas a serem alcançadas, os instrumentos e estratégias a serem usados. Este planejamento possibilitará ao pós-graduando/pesquisador impor-se uma disciplina de trabalho não só na ordem dos procedimentos lógicos, mas também em termos de organização de tempo, de seqüência de roteiros e cumprimento de prazos.

Portanto, algumas questões merecem atenção especial, tais como:

1. O que deseja investigar?

2. Por que investigar esse tema?

3. Qual a importância de investigar esse assunto?

4. Qual(is) o(s) tipo(s) de pesquisa(s) adequados a essa investigação? Bibliográfica, ou além dessa empírica? Se empírica: qualitativa, quantitativa ou ambas?

5. Qual o tempo necessário para realizar a pesquisa?

6. Existe material disponível para realizar a investigação?

7. O tema está relacionado a alguma disciplina do curso?

Pode-se perceber que para começar a desenvolver o projeto necessita-se definir qual o problema de pesquisa. A importância desse momento é salientada por Sousa (1998) ao afirmar que "seja qual for o modelo de ciência que se trabalhe, a escolha do problema de pesquisa é um momento crucial da atividade científica".

Para facilitar o processo de escolha, faz-se necessário a realização de leituras, participação em seminários/congressos, conversas com especialistas da área e, principalmente, muita reflexão, pois essa decisão é muito pessoal. Cada um deve escolher um problema que o impulsione para a busca de respostas, que tenha a ver com as suas curiosidades e necessidades. Além de ser um ato de preferência, Salomon (1999) destaca que é um ato de especificação e especificar é compreendido como "focalizar, abranger num relance determinado objeto ou lugar".

Especificar envolve, ainda, abrir mão de várias opções em prol de uma que mais atenda aos interesses pessoais e que tenha relevância social e científica. Esse é um processo de amadurecimento que pressupõe tranqüilidade e ação. Portanto, comece desde já a refletir sobre os temas que mais lhe interessam, leia livros de metodologia sobre definição de problema de pesquisa, discuta com pessoas que sejam experts no(s) assunto(s) de seu interesse, leia periódicos da área, navegue na internet buscando informações sobre o tema etc. Em suma, busque muitas opções de conhecimento sobre os temas, a fim de que possa realmente realizar uma escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.