10 de jul. de 2010

A Taxa Marginal de Substituição - TMS

Segundo a visão neoclássica, a declividade de uma curva de indiferença é chamada de taxa marginal de substituição (TMS).
Esse nome resulta do fato de esta medir a taxa exata à qual o consumidor está disposto a substituir um bem por outro (principalmente para melhorar seu consumo, por meio da satisfação).
A razão que define a taxa marginal de substituição descreverá sempre a declividade da curva de indiferença: a taxa à qual o consumidor está disposto a substituir um pouco mais de consumo do bem 2 em troca de um pouco menos de consumo do bem 1.
Contudo, a Taxa marginal de substituição é um número negativo.


Uma outra interpretação da TMS


O consumidor se encontra justamente na margem de estar disposto a “pagar” algo do bem 1 a fim de comprar algo a mais do bem 2. A declividade da curva de indiferença mede a propensão marginal a pagar.
Se você utilizar a TMS segundo a interpretação da propensão marginal a pagar, deve ter o cuidado de enfatizar tanto o “marginal” quanto a “propensão” .
A TMS mede a quantidade do bem 2 que estamos dispostos a pagar por uma quantidade marginal de consumo adicional do bem 1. Isso pode ser diferente da quantidade que você deve pagar realmente. Quanto você deve pagar depende do preço do bem considerado.
Quanto você está disposto depende somente de suas preferências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.