23 de abr. de 2009

A vez do setor de Alimentos e da Panificação de Rio Branco

Segundo o Sindicato das Panificadoras do Estado do Acre (Sindpan), no município de Rio Branco, 24 é o numero de filiadas nesta cidade, contudo 4 delas não concluíram sua filiação. Para o Sindicato de Indústrias Alimentares do Estado do Acre (Sindpal), o numero de filiadas na capital é de 17, sendo 2 de grande porte e 15 de pequeno porte. Dessa forma, o setor de alimentos e panificação no município de Rio Branco, possui 39 unidades filiadas a seus respectivos sindicatos.
O setor de panificação faz parte do ramo alimentício, contudo, há uma separação organizacional, onde o SINDPAN atua de maneira autônoma e independente do SINPAL. Em função disso, teremos, para efeito de trabalho, o setor de alimentos e o setor de panificação como setores quem compõe o objeto da citada consultoria.
O setor de alimentos está composto por diversas empresas, sendo elas do ramos de água mineral, massas, bebidas, laticínio, sorveteria, gelo, hortaliças, nozes e doces. O setor de panificação, por sua vez, esta composto por empresas do ramo de pães em geral e confeitarias.
Apesar de formado, a grande maioria, por Pequenas e Médias Empresas (PMEs), os dois setores apresentam-se com uma extensa lista de diversificação de produtos e com localização diversa no município de Rio Branco. O setor de panificação apresenta-se em quase todos os bairros, contudo, o número de empresas filiada é bastante inferior ao de existentes, mesmo não tendo o número total.
Atualmente a crescente preocupação com a melhoria da qualidade e segurança dos alimentos, bem como, a oportunidade de desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda para o município e, conseqüentemente, para o estado do Acre, tem levado as instituições públicas e privadas ao desenvolvimento e utilização de diversos sistemas, programas de qualidade e projetos específicos voltados para os diversos setores da economia acreana. Muitas vezes, a intervenção desses setores, tem sido por meio de redes de desenvolvimento ou apenas parcerias institucionais com foco na eficiência e eficácia de suas ações.
Nesse contexto, diversas são as instituições que podem somar na busca da eficiência e da eficácia das ações voltados para os setores de panificação e alimentos. Considerando o foco de atuação, foram listadas diversas entidas como: a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac/Iel), o Sindicato das Indústrias de Produtos Alimentares do Estado do Acre (Sinpal), o Sindicato das Indústria de Panificação do Estado do Acre (Sindpan), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Agencia de Vigilância Sanitária do Estado (ANVISA), o Banco de Desenvolvimento da Amazônia (BASA), a Fundação de Tecnologia do Acre (FUNTAC), a Unidade de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Acre (UTAL/UFAC), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), dentre outras que deverão ser identificadas no decorrer da consultoria.
O trabalho do IEL, por meio da FIEAC já garantiu a criação e o funcionamento dos Sindicatos desses dois setores. A instituição se apresenta com proposta inovadora baseada em idéias centradas na interação escola/indústria como eixo de um desenvolvimento afinado com as tendências do mercado acreano e o mundial, com os valores da livre iniciativa. O SINPAL, já vem atuando em conjunto com o IEL e principalmente com o SEBRAE/AC. Essa parceria já vem resultando em atividades de capacitação voltada para o Setor de Alimentos. Outra entidade importante é a UTAL/UFAC que tem o papel de desenvolver e/ou adaptar tecnologias para aproveitamento e conservação de matérias primas alimentares, além de prestar assessoria e consultoria técnicas as indústrias de alimentos. Tal instituição já vem atendendo com muita freqüência empresas do ramo de alimentos, como é o caso da Monte Mário e Verágua e estando aberta para a comunidade em geral, já que atua de maneira geral nas áreas de saúde e alimentação.
Dessa forma, a rede de desenvolvimento de ações ou parceria institucionais visa acima de tudo responder a diversas preocupações que vão desde aquelas voltadas ao ambiente de gestão das empresas, a gestão financeira das instituições governamentais e não governamentais, até os consumidores, que requerem bem estar, sendo esse, expresso também por qualidade e preço e trabalhadores que necessitam de empresas fortes e estáveis, com capacidade de crescimento, inclusive durante os processos de crise econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.