Acredita-se que por falta de hábito de leitura, os alunos ao depararem-se com a leitura de textos filosóficos e técnicos, sintam uma "tremenda" dificuldade de compreensão. Certeza que essas dificuldades são graves, porém são obstáculos superáveis.
Para compreender o que leu, o estudante
precisa decodificar a mensagem do texto ou livro e, em seguida,
aplicá-la. Para que se tenha maior apropriação das idéias do autor, é
necessário que se estabeleça um diálogo direto com ele, transformando-se
até em co-autor, participando ativamente das idéias que estejam sendo
exploradas, reescrevendo o mundo. Quando lemos sem o devido
comprometimento com o texto, não nos apropriamos do conhecimento; apenas
memorizamos a palavra escrita.
A
comunicação ocorre quando há transmissão entre um emissor e um receptor
e sem ruído na comunicação. Quando o autor escreve um texto, codifica
uma mensagem que, por certo, foi anteriormente pensada e concebida. O
leitor, ao fazer a leitura, decodifica a mensagem do autor e completa a
comunicação.
A
importância da comunicação traduz melhor percepção do ato de ler que,
por certo, implica crítica, interpretação e uma reescrita do que foi
lido, associando a construção do meio ambiente do leitor ao mundo das
palavras do autor.
O
leitor, ao fazer uma leitura analítica e reflexiva, deve observar o
contexto em que o texto está inserido, pois isso facilita a compreensão
da abordagem feita. Algumas dicas para que se realize uma leitura
eficaz:
1. Tenha sempre um objetivo definido. Para que está lendo? Qual o propósito da sua leitura?
2. Respeite seu ritmo de leitura. Com o tempo e prática ganhará velocidade.
3. Caso haja palavras desconhecidas no texto, recorra ao dicionário.
4. Procure saber um pouco da biografia do autor, para perceber a visão dele.
5. Analise as partes do texto e faça a junção deles.
6. Saiba fazer uma triagem do que esteja lendo e perceba sua aplicabilidade no momento.
7. Evite
sublinhar o texto na primeira leitura. Faça primeiramente uma leitura
de reconhecimento e, em seguida, realize uma leitura reflexiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.