Aproveitando as diversas explicaçoes do livro de "redaçao fácil" que tenho guardado desde o final da década de 90, acabei mixando com conteúdos dispostos na internet, com o objetivo de ajudar ao aluno na elaboraçao de uma resenha.
Assim, entenda que a Resenha é um genero textual. Para nós o importante é saber que ela é do um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um
determinado assunto, fato cultural, etc., que pode ser um livro, um filme, peças
teatrais, exposições, shows etc.
O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção
cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais
familiarizados com todo esse conteúdo.
Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto,
mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O
resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos
terá escrito a resenha ideal.
No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso
recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa
mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam
elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados
pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Tipos de Resenha
Até agora eu falei sobre as resenhas de uma forma geral e livre e esses dados são suficientes para você já esboçar alguns parágrafos.
Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica,
que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização
dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
Na resenha acadêmica critica - que é a do nosso iteresse - os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
- Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
- Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
- Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
- Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
- Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
- Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
- Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.
- Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e identificar-se.
Mesmo tendo abordado o que nos interessa, vamos contribuir com o apredizado, expondo outros tipos.
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos,
excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha
descritiva apenas descreve, não expõe a opinião do resenhista. Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples:
- Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;
- Resuma o (s) texto (s): Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;
- Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;
- Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas;
- Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição.
Conclusão
Fazer uma resenha parece muito fácil à primeira
vista, mas devemos tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar,
resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um
filme em um verdadeiro fracasso.
As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da
arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam
selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente
pequeno.
Agora é questão de colocar a mão na massa e começar a produzir suas próprias resenhas!
Prof. Idaildo Souza
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