Considerando as dificuldades encontradas, porém, não transpostas por todos, vale lembrar alguns detalhes, de uma maneira bem geral, sobre as regras de citações que serão utilizadas no trabalho.
Usando diversos materiais, iclusive da internet, foi possivel escrever tais esclarecimentos, tomando como referência, os problemas que persistem nos trabalhos.
Assim, observe que as citações no texto devem ser apresentadas de acordo com a ABNT. Apresentam-se, a seguir, as mais freqüentemente utilizadas. Para utilização das demais, favor consultar a referida Norma.
Segundo a ABNT citação é "a menção de uma informação extraída de outra fonte". Encontram-se três tipos de citação: direta, indireta ou citação de citação.
A citação direta é a “transcrição textual da parte da obra do autor consultado”.
No caso da citação indireta, ocorre uma transcrição livre do que foi lido, o que significa dizer que é elaborado “um texto baseado na obra do autor consultado”.
Por último, na citação de citação faz-se referência aos conceitos de um autor lidos em outro autor, por não se ter tido acesso à obra original e pode ser direta ou indireta.
O tamanho da citação determina a forma de apresentação e a localização no texto. As citações diretas devem conter obrigatoriamente a indicação da página onde foi extraído o texto. Essas devem ser feitas dos seguintes modos:
Até três linhas, deve ser incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas:
Salomon (1999, p.299) destaca que a elaboração de uma monografia "exige uma preparação: saber trabalhar intelectualmente, com hábitos de estudo, leitura e documentação pessoal".
ou
"A incursão na atividade denominada 'monografia' exige uma preparação: saber trabalhar intelectualmente, com hábitos de estudo, leitura e documentação pessoal" (SALOMON, 1999, p.299). Nesse caso, evite começar um parágrafo com a citação.
Citação com mais de três linhas deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte menor que a usada no texto (no caso fonte 10) e sem aspas.
Geralmente, os trabalhos de pesquisa que se realizam em educação colocam Questões de Pesquisa ou Perguntas Norteadoras. Algumas pesquisas levantam também hipóteses. Não é raro que um trabalho de investigação reuna, ao mesmo tempo, Questões de Pesquisa e Hipóteses. Realmente, muitas vezes, as Questões Pesquisa envolvem subentendidamente a colocação de alguma hipótese (TRIVIÑOS, 1987, p.106).
Dentre as opções apresentadas pela ABNT para indicação da fonte da citação (sistema numérico ou autor-data), escolhe-se, normalmente, para a realização da monografia, o sistema autor-data, conforme exemplos de citações indiretas, a seguir:
Entre parênteses:
No empreendimento de se elaborar uma monografia hábitos básicos são necessários (SALOMON, 1999).
Se fossem dois autores, os sobrenomes seriam separados por ponto e vírgula (LIMA; SOARES, 2003).
No caso de citação de um documento, veja o exemplo a seguir, extraído da NBR 10520, de agosto de 2002:
O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é o chamado Contrato de Gestão, que conduziria à captação de recursos privados como forma de reduzir os investimentos públicos no ensino superior (BRASIL, 1995).
Na lista de referências, ficaria assim:
BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995.
Incluído no texto:
Segundo Salomon (1999) ao se fazer uma monografia são necessários alguns hábitos essenciais.
Se fossem dois autores, os sobrenomes seriam ligados pela conjunção “e”. Ex: Segundo Lima e Soares (2003).......
Destaca-se que a inclusão de números de páginas é obrigatória apenas nas citações diretas e nas indiretas é opcional.
Na citação de citação, identifica-se, nas referências, a obra diretamente consultada:
Segundo Silva (1983 apud PESSOA, 1999, p.3) ou (SILVA, 1983, p.25 apud PESSOA, 1999, p.3) - isso significa que Silva foi lido na obra de Pessoa, portanto Pessoa deverá fazer parte das referências. Novamente, a página é obrigatória apenas nas citações diretas.
Qualquer que seja o tipo de citação, não insira no texto sem discutir as idéias dos autores.
Espero assim, que revisem alguns equívocos cometidos.
Lembrando que: sempre podemos melhorar.
IDAILDO SOUZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.