A caderneta de poupança é a aplicação financeira preferida dos brasileiros por ser a única a não ter cobranças do imposto de renda, nem taxa de administração. No entanto, nos últimos meses ela tem apresentado rendimento menor do que a inflação. Esse desfalque tem preocupado alguns poupadores. Quando o rendimento acumulado da poupança apresenta-se menor do que a inflação acumulada, ficamos apreensivos e, quando pudemos, buscamos outra modalidade de investimento que tenha maior rentabilidade.
A inflação, contudo, onera o poder de compra dos brasileiros. Na falta de outra investimento, é melhor mater o investimento na poupança e esperar que a inflação não ultrapasse o rendimento da mesma.
Repetindo, a inflação é um dificultador enorme, pois o obriga a batalhar sempre mais, de forma a vencer o custo de vida.
O brasileiro, em geral, não entende de mercado financeiro, afinal, ainda não apresenta-se com percepção suficiente para entender que caderneta de poupança não deve ser o investimento mais utilizado em épocas de alta de preços e inflação. Especialistas da área apontam os títulos públicos atrelados à inflação, como os mais interessantes.
Será necessário observar bem, afinal, até os fundos CDBs tem apresentado rentabilidade menor que a inflação.
Bom, o detalhe é continuar lutando e buscando melhores oportunidades para o futuro. Assim, estará também se qualificando, estudando e crescendo com seu patrimônio. Quem fica parado, imaginando o que aconteceria se isso ou aquilo fosse diferente, peca pela preguiça, pelo medo, pois ganhará pouco, e verá seu patrimônio estagnar.
Atitudes vencedoras fazem a diferença, afinal ninguém nasceu sabendo.
Despeço-me com um provérbio chinês que retrata a importancia das nossas escolhas.
"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo de plantamos"
boa tarde, mestre Idaildo! Obrigado pela colaboração e pelo conselho financeiro.
ResponderExcluirAtenciosamente, Marco