- Como pode você estar suando no congelador?
- Você pensa que é fácil abrir as pernas de uma galinha congelada?
Mestre em Desenvolvimento Regional, titulado pela Universidade Federal do Acre (UFAC) em 2008. É Graduado em Ciências Econômicas pela UFAC desde 2002 e cursa a Graduação em Direito. Pós Graduado em Gestão de Custos pela UNINTER/FACINTER e em Gestão Financeira, Controladoria e auditoria pelo MBA da Fundação Getúlio Vargas. Também é Técnico em Transações Imobiliária (Corretor de Imóveis) pelo INEDI/DF. Atualmente atua como Analista de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Acre.
A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico e, portanto, na monografia. Através dela que você situa seu trabalho dentro da grande área de pesquisa da qual faz parte, contextualizando-o.
Situar seu trabalho é muito importante tanto para você quanto para o leitor do seu texto: para quem escreve, porque precisará definir os autores pertinentes para fundamentar seu trabalho, o que demandará uma leitura vasta, constante e repetida; e para quem lê, porque pode identificar a linha teórica em que o trabalho se insere com base nos autores selecionados para a revisão de literatura.
Assim, a revisão da literatura pode ser vista como o momento em que você situa seu trabalho, pois ao citar uma série de estudos prévios que servirão como ponto de partida para sua pesquisa, você vai “afunilando” sua discussão.
MAS, AFINAL, PARA QUE SERVE A REVISAO DE LITERATURA?
Podemos explicar por meio dos seguintes pontos, ou seja, serve para:
Em outras palavras, é através da revisão de literatura, você reporta e avalia o conhecimento produzido em pesquisas prévias, destacando conceitos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões relevantes para seu trabalho.
Contudo, construir uma revisão não é tarefa fácil. É necessário uma leitura aprofundada e intensa dos textos que você usará como referência. Alguma dicas são: Para a revisão, leve em conta a) os verbos utilizados pelo autor nas citações; b) a relação entre as pesquisas citadas (se sobrepõem/ contrastam entre si); c) justifique a presença dos textos citados; d) explicite em que momentos você é o único autor do texto que está sendo construído.
É necessário fazer com que os autores que você cita dialoguem entre si, tendo você como mediador, já que todas as pesquisas prévias reportadas na sua revisão devem ter sido selecionadas porque, por alguma razão, são relevantes para seu trabalho. Em função disso, nessa mediação, você poderá explicar porque as cita, em que medida contribuem para sua pesquisa.