29 de mai. de 2013

COMO FAZER UMA BOA CONCLUSÃO PARA UM TCC OU UM ARTIGO.


Ao contrário do que muitos alunos pensam, e infelizmente este erro é compartilhado por muitos professores orientadores de monografias, a conclusão de um texto monografico não precisa ser longa. Vemos, por vezes, conclusões em monografias, principalmente de dissertação de mestrado, com mais de 10 páginas. Isso é um exagero, pois dificilmente o aluno não pecará por redundância ao escrever sua monografia, em redigir uma conclusão deste tamanho.
Em um artigo científico, principalmente, um erro desta natureza em sua conclusão é fatal, já que o principal aspecto de artigos científicos é justamente a concisão do texto. A conclusão, neste caso, precisa somente oferecer o essencial.
Um elemento importante na parte conclusiva do seu texto monografico é referente às suas hipóteses de pesquisa. Lembra-se na introdução de sua monografia? Então, enquanto você realizava sua pesquisa, suas hipóteses se mantiveram válidas ou caíram? Essa é uma informação muito interessante para que outras pessoas que estejam pesquisando sobre o mesmo tema, e por acaso usem sua monografia como fonte de pesquisa bibliográfica, possam aproveitar melhor o seu trabalho.
Um passo interessante em conclusões de pesquisas é que se conste um parágrafo sobre os objetivos da pesquisa propostos no anteprojeto e como estes foram alcançados durante a escrita do texto monográfico. A isto se chama descrição metodológica e é bastante enriquecedor para seu TCC ou sua dissertação de mestrado.
Falando em metodologia, esta também precisa estar presente na conclusão de sua monografia. Como foi o andamento metodológico durante a elaboração? Que tratamento foi dado aos seus dados coletados? Obviamente, você não vai descrever pormenorizadamente sua metodologia no tópico conclusivo, já que este é o papel da introdução ou mesmo do projeto de pesquisa, mas uma ligeira pincelada, já apresentando alguns resultados, vai ser algo bastante construtivo.
Aponte também na conclusão monográfica ou no encerramento os elementos variáveis mais expressivos em relação ao tema de sua pesquisa. A discussão sobre as variáveis é importante no campo final de seu trabalho pois demonstra como as mesmas foram tratadas e como variaram durante a realização. Você deve sempre lembrar, também, que o campo conclusivo é um dos elementos monograficoscomuns a todos os tipos textuais que podem ser classificados por este nome.
Caso você não tenha tido condições de realizar um determinado experimento que considera que teria sido interessante ou mesmo importante, ou se os experimentos realizados não tiveram o resultado esperado, acrescente tais informações na conclusão de sua monografia. Ao contrário do que você possa imaginar, estes dados não desmerecem seu trabalho nem o conteúdo científico contido no mesmo, ao contrário. Tal clareza na conclusão demonstra sua boa vontade e seu conhecimento, afinal você teve o discernimento sobre a relevância e as dificuldades aparentes. Muito melhor do que apontarem para você declarando que seu TCC não possui a devida profundidade acadêmica.
Chegou a hora dos elementos conclusivos propriamente ditos: os resultados alcançados. Aqui você abordará o mais importante de sua conclusão, e também o mais conhecido, sendo interessante nesta área apontar as surpresas e discutir sobre as inflexões ou consequências para o objeto da pesquisa. Enriqueça seus comentários com um tratamento de texto elaborado, o que sem dúvida chamará a atenção de quem estiver lendo seu texto.
Finalmente, bastante enriquecedor também será apontar na conclusão os passos seguintes do tratamento do seu tema monografico. Aborde o que você faria se tivesse mais tempo ou condições para a pesquisa. Quais experimentos poderiam ser interessantes para outras pessoas que fossem continuar seu trabalho, quais outros aspectos a considerar. Isto também é válido na defesa e apresentação de sua monografia perante a banca, e demonstra um nível de desenvolvimento bastante interessante. Não encerre a conclusão de sua pesquisa monografica sem ao menos um parágrafo desta natureza.


Fonte: http://www.monografiaac.com.br/conclusao.html

Elaborando a conclusão do trabalho acadêmico.


A conclusão também é bastante importante num trabalho acadêmico. Será nela que o acadêmico mostrará a síntese de todo o conteúdo elaborado, as informações relevantes, os apontamentos essenciais e as diretrizes para futuras pesquisas sobre o mesmo tema, e/ou evoluções deste.
Essa etapa deve apresentar uma redação direta, clara, relevante, empreendedora, pois dever representar o fechamento de um ciclo de estudo.
A conclusão de um trabalho acadêmico não deve discorrer sobre tudo quanto foi examinado durante o processo de pesquisa, mas sim, focar exatamente no objetivo, no tema eleito, de forma a apontar sua situação e os caminhos de resolução da problemática levantada.
Não deve a conclusão do trabalho acadêmico, ou qualquer outro trabalho, destoar do tamanho total da pesquisa, funcionando em proporção exata. Por exemplo, em um trabalho de 40 laudas, duas laudas de conclusão serão o suficiente para salientar os apontamentos pertinentes.
Em síntese, uma boa conclusão deve assemelhar-se a uma chave de ouro na pesquisa acadêmica, explicitando sua profundidade, eficiência e contribuição no desenvolvimento científico do País. 

RESUMINDO O TRABALHO DE ESCRITA DA CONCLUSÃO:

Um parágrafo introdutório sobre o seu tema monográfico.
Uma frase ou duas sobre as hipóteses de pesquisa e os objetivos principais e como estes foram alcançados.
Apresentação da metodologia abordada juntamente com alguns resultados. Não mais que um parágrafo da conclusão deverá ser dedicado a este ponto. 
Descrição de alguma dificuldade apresentada durante a elaboração da pesquisa.
Exposição analítica dos resultados encontrados. Você vai dedicar o maior número de parágrafos nesta tarefa.
Apontamento das consequências geradas pelos resultados anteriormente apresentados. Aqui cabe dedicar um ou no máximo dois parágrafos de sua conclusão. 
Finalização do campo conclusivo com um parágrafo sobre o que você faria se tivesse mais tempo ou recursos, ou então que você recomendaria a outros que continuassem seu trabalho.

Mestre Idaildo Souza

Elaborando a introdução do seu trabalho.


A introdução, num trabalho monográfico, faz parte dos elementos textuais obrigatórios. Ela deve mostrar a ordem lógica do trabalho, retomando o que já foi escrito sobre o tema de forma sucinta.
Assim, precisa-se entender que ela serve para apresentar a relevância e o que levou o autora a interessar-se pelo tema (chamado de justificativa).
Cabe lembrar que o autor não escreve para sí, portanto, na introdução ele deverá descrever o que o leitor encontrará em cada capitulo (de forma sucinta e objetiva) ou em todo o trabalho.
Em geral, ela consiste na apresentação geral do trabalho, fornecendo uma visão global do assunto tratado, com uma definição clara, objetiva e concisa do tema tratado.
Fazem parte da introdução:
Tema: descrever de forma sucinta do que se trata do trabalho, o tema, o assunto, o contexto atual deste assunto, a importância para a sociedade. Esclarecer brevemente, só citar, a metodologia utilizada.
Problema: deixar bem claro o problema da pesquisa que foi realizada, expressa em forma de pergunta. Deve-se ainda escrever as hipóteses ou as questões de pesquisa.
Objetivos: escrever o objetivo geral e os específicos.
Justificativa: é preciso deixar claro o porquê da pesquisa, a importância dela para você e para a sociedade.
Contextualizar o espaço da pesquisa: o campo da pesquisa deve ser descrito situando o leitor quanto ao local e também os sujeitos que participaram da pesquisa.
Organização do trabalho: é preciso descrever a forma como a monografia está organizada, por exemplo, apontando o que será discutido no primeiro capítulo, no segundo e assim por diante.
Espero que possam elaborar a introdução com maior coerência e facilidade.


Mestre Idaildo Souza

Algumas dicas para construir a introdução do trabalho acadêmico.


Inicialmente é importante lembrar que a dedicação deve vir em primeiro lugar, quando se trata de elaborar um trabalho acadêmico e, é claro, outras atividades da vida.
Ao elaborar a introdução, por exemplo, temos que ter em mente que ela é o cartão de visita do trabalho. 
Por isso dever ser clara, objetiva, limpa, direcionada à temática eleita.
Uma dica importante é observar que a introdução deve estar em consonância com o tamanho do trabalho proposto, ou seja, um trabalho de 40 laudas, não pode ser apresentado por uma introdução de 8 laudas.  
Assim, já combinamos que a introdução terá no máximo, 2 laudas. 
Basta, para isso, observar que na introdução será suficiente expor, de forma sucinta, sobre a natureza do trabalho realizado ou elaborado.
Além da natureza do trabalho, não esqueça de descrever aparecerá a intencionalidade do trabalho. Também, é necessário que descreva rapidamente e de forma sutil as informações que estão ou estarão contidas ao longo do trabalho, sem aprofundamento demasiado.
Ao concluir essa etapa, revise-a, ou seja, leia sua introdução, para ver se não tem demasias ou se não deixou de destacar algo importante.
Não esqueça, a introdução do trabalho acadêmico deve funcionar como um cardápio, que incentiva e motiva a leitura do trabalho acadêmico, de forma a torná-lo interessante e eficiente aos olhos do leitor/professor/orientador que fará sua avaliação.



IDAILDO SOUZA - MS EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL/ECONOMISTA

27 de mai. de 2013

Abertas inscrições para o Concurso do Banco da Amazônia.

O Banco da Amazônia S.A. publicou edital (01/2013) para abertura de concurso público, que será executado pela Fundação Cesgranrio, destinado à formação de cadastro de reserva no cargo de Técnico Bancário. Os aprovados, se nomeados, serão contratados sob o regime celetista.

As futuras vagas serão distribuídas em cinco polos: Amazonas e Roraima, Pará e Amapá, Acre e Rondônia, Tocantins e Maranhão, além de Mato Grosso, Brasília e São Paulo – Capital.
Cargos e Salários
Para ocupar uma vaga no cargo de Técnico Bancário, o candidato deverá possuir nível médio completo. O vencimento mensal será de R$ 1.520, acrescido de auxílio-alimentação no valor de R$ 840,04, auxílio-creche, além de assistência médica, possibilidade de exercício de função gratificada, entre outras vantagens. Os contratados irão cumprir carga horária de 30 horas semanais.
Inscrição
A inscrição poderá ser efetuada de 23 de maio a 17 de junho de 2013, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Para participar será necessário pagar uma taxa no valor de R$ 45.

IDM lança edital de processo simplificado para contratação de mediadores e supervisores.


Nesta sexta, 24, o Instituto Dom Moacyr lançou edital de processo simplificado para a seleção de profissionais para as funções administrativas e de mediadores de aprendizagem para atender a oferta de Cursos no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão disponibilizadas mais de 2 mil vagas para atender os 22 municípios do estado.
A inscrição na área de Apoio Supervisor é de 27 a 31 de maio na sede do Instituto Dom Moacyr, e para Mediadores de 28 a 04 de junho na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
Nos municípios do interior do Estado as inscrições serão realizadas nos Núcleos da Secretaria de Estado de Educação e Esportes.
O edital encontra-se publicado no site do Instituto Dom Moacyr http://www.idep.ac.gov.br

15 de mai. de 2013

Sine no Acre, oferta 69 vagas de Emprego!

As vagas estão disponíveis nesta quarta-feira (15).
Os interessados devem comparecer pessoalmente ao Sine.

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) disponibiliza 69 vagas para diversas áreas, nesta quarta-feira (15). Os candidatos interessados devem comparecer pessoalmente à instituição, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n°1670, em Rio Branco.
O candidato à vaga deve atualizar o seu cadastro no Sine. Aqueles que não tiverem cadastro na instituição, devem levar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.
A lista completa das vagas pode ser visualizada abaixo:
Vagas ofertadas no dia 15/05/2013
Analista de marketing: 1
Atendente de lanchonete: 2
Auxiliar financeiro: 1
Almoxarife: 1
Assistente administrativo: 3
Auxiliar de linha de produção: 16
Ajudante de oleiro: 15
Babá: 1
Coordenador administrativo: 1
Confeiteiro: 1
Costureira em geral: 1
Digitador: 1
Empregado doméstico faxineiro: 2
Empregado doméstico: 6
Empregado doméstico diarista: 2
Mecânico eletricista de automóveis: 1
Mecânico de manutenção de tratores: 1
Mecânico de veículos: 1
Motorista de caminhão: 1
Mecânico de máquinas pesadas: 1
Marceneiro: 1
Oficial de serviços gerais: 1
Professor de matemática: 1
Professor de inglês: 1
Padeiro: 2
Torneiro mecânico: 1
Supervisor de vendas comercial: 1
Secretária trilíngue: 1
Vendedor interno: 1
TOTAL: 69 vagas

As vagas são rotativas, ou seja, são disponibilizadas para o dia, podendo não estar mais disponíveis para o dia seguinte. O Sine se responsabiliza por encaminhar cinco pessoas, no perfil solicitado pelo empregador, para que ele possa escolher qual vai preencher a vaga. O cidadão pode verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182

9 de mai. de 2013

Tribunal de Contas de Rondônia abre 26 vagas.


As inscrições começam no dia 14 de maio e vão até o dia 3 de junho, no endereço eletrônicowww.cespe.unb.br/concursos/TCE_RO_13
A data prevista para a aplicação das provas é o dia 18 de agosto, nos turnos da manhã e tarde.
CARGOS – Para o cargo de Agente Administrativo, é necessário ter certificado de conclusão do ensino médio. A remuneração é R$ 3.933,02, já acrescida de benefícios previstos em lei como Auxílio Transporte, Auxílio Saúde Condicionado, Auxílio Saúde Direto e Auxílio Alimentação, e a taxa de inscrição é R$ 50,00.
Já os cargos de nível superior são: Analista de Informática e Contador, com remuneração de R$ 5.994,74, e Auditor de Controle Externo, nas áreas de Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação, com remuneração de R$ 8.094,73 mais a Gratificação de Produtividade de, no máximo, R$ 1.087,30. Todas as remunerações já estão acrescidas de benefícios previstos em lei, discriminados no edital. A taxa de participação para esses cargos é R$ 90,00.


Ótima oportunidade.

7 de mai. de 2013

VEM AÍ - CONCURSO DO IBGE.


Depois de ter recebido sinal verde para abrir concurso para a contratação de 440 servidores efetivos em cargos dos níveis médio e superior (ver matéria ao lado), agora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado pelo Ministério do Planejamento a realizar seleção para preencher 950 vagas de agente de pesquisa de saúde, função que exige apenas o ensino médio. De acordo com o instituto, os contratados realizarão trabalho temporário, para atender a uma demanda solicitada pelo Ministério da Saúde, na elaboração de pesquisas em nível nacional sobre a saúde dos brasileiros. Entre outras atribuições, os agentes preencherão questionários e farão a aferição do peso dos entrevistados.

Conforme a Portaria nº150 do Ministério do Planejamento, que pode ser verificada abaixo, o prazo máximo de duração dos contratos, considerando todas as suas prorrogações, deverá ser de seis meses. Segundo informações do IBGE, esta será a primeira seleção para o cargo e os contratados receberão vencimentos iniciais de R$1 mil, além de auxílios alimentação e transporte. Ainda de acordo com o instituto, o IBGE tem seis meses para publicar o edital, ou seja, até 6 de outubro. No entanto, é possível que o documento possa sair bem antes deste prazo. Os próximos passos do instituto serão definir a organizadora da seleção e a distribuição das vagas pelas unidades da federação.
As provas objetivas deverão ocorrer nos mesmos municípios em que houve vagas, assim como aconteceu na seleção temporária para agente de pesquisa e mapeamento, realizada em 2011. Em 2011 a disputa foi feita por meio de 15 questões de Língua Portuguesa, 15 de Geografia, 10 de Raciocínio Lógico, 10 de Conhecimentos Gerais e 10 de Noções de Informática 10. O IBGE ainda irá definir a organizadora e as regras da nova seleção, podendo os candidatos serem cobrados também por questões específicas para a área de atuação. 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA

1 de mai. de 2013

Capes aprova mestrado em Administração Pública para a UFAC.

O processo de implantação do mestrado em Administração Pública em Rede Nacional será apresentado com mais detalhes aos reitores das universidades federais durante a 121ª reunião do Conselho Pleno da Andifes, que ocorrerá na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), programada para os dias 14 e 15 de maio. O professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Dario Lima, representará, como coordenador, a equipe de professores que compõem a Comissão de Elaboração de Projetos de Mestrado Profissionalizante em Educação em Rede e que juntos elaboraram a proposta.


Fonte: www.ufac.br